Criação de Sites de Sucesso

Conheça as Características Técnicas de Um Site de Sucesso

Não só de conteúdo e layout vive um site de sucesso. As características técnicas dos sites estão cada vez mais importantes. Isso porque o Google, o maior site de buscas do mundo, com mais de 90% das procuras no Brasil, resolveu que ele vai mostrar primeiro os sites que tem boa “experiência de navegação para o usuário”.

Funciona assim: o Google tem seu maior compromisso com seu usuário. Então ele quer mostrar os melhores sites para as pessoas que estão buscando por uma palavra. Se alguém busca pelo termo “instalação de ar condicionado”, o Google procura na internet o melhor site que fala sobre esse assunto.

O que isso significa? que ele (o google) avalia não só conteúdo, mas também quer saber se o site carrega rápido, se tem adaptação automática para tablet e celular, se o código de programação do site está correto, se as imagens não são muito pesadas, se o site está sendo indexado por ele corretamente, entre outras coisas.

Vamos destacar, quatro pontos técnicos fundamentais para um site de sucesso:

  • Velocidade de Carregamento
  • Responsividade
  • Tecnologia e Programação
  • SEO (otimização de site)

Velocidade de Carregamento

A velocidade dos sites é hoje tão importante, principalmente por causa dos acessos via celular que crescem a cada dia. Na maior parte das cidades brasileiras, a internet do celular é lenta ou muito lenta. É por isso que o Google privilegia os site que tem velocidade otimizada.

Para otimizar a velocidade de um site você precisa de: boa programação, imagens leves e hospedagem de qualidade.

Hospedagem é onde ficam os arquivos do site. De preferência, procure por hospedagens que tem seus servidores no Brasil.

Para saber se seu site está lento, use ferramentas como o Pingdom e o Gtmetrix.

Responsividade

Um site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho do dispositivo que o acessa. Isto é, se adapta ás telas grandes, aos tablets e aos celulares. Para saber como funciona um site responsivo na prática clique aqui e assista o vídeo em que mostro seu funcionamento. Nos dias de hoje é imperativo que seu site seja responsivo.

Tecnologia e Programação

Com relação a tecnologia e programação, temos que estar atentos á frequência de atualização dos códigos, a facilidade de atualização da programação do site e a facilidade de atualização do conteúdo do site. Aqui na SiteNegócio, nós utilizamos e recomendamos o WordPress, pois ele atende não só os requisitos acima como vários outros.

O WordPress é uma plataforma moderna, em constante evolução e permite a atualização do conteúdo do site com muita facilidade, mesmo para pessoas que não tem conhecimento em informática e programação.

SEO (otimização de site)

SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization, são técnicas para fazer seu site aparecer nos buscadores como o Google, Bing e Yahoo. Sem a implementação dessas técnicas seu site não poderá ser encontrado na internet, a não ser que alguém digite no nome completo da sua empresa(ou domínio). Isso significa que seu site não será encontrado por clientes em potencial que procuram por serviços e produtos que você vende. Para saber mais sobre SEO clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto.

Resumindo

Para um site ser um sucesso ele precisa ser rápido, responsivo, ter tecnologia de ponta e ser otimizado para aparecer no Google (SEO).  Além de ter um conteúdo espetacular, é claro.

Receba Nossas Dicas de Criação de Sites

Coloque seu nome e email abaixo e quando uma nova dica surgir no Blog, nós te avisamos.

Você se cadastrou com sucesso!

Leonardo de Pádua Rodrigues

Leonardo de Pádua Rodrigues

Web Designer e Fotógrafo em SiteNegócio
Ajuda Empreendedores a conquistarem mais clientes através de seus sites. Formação em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Eterno estudioso em Marketing e Persuasão.
Leonardo de Pádua Rodrigues
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *