O que é SEO e como você pode lucrar com ele?
O QUE É SEO (SEARCH ENGINE OPTMIZATION)?
Basicamente, são técnicas usadas para fazer com que seu site apareça no Google, Yahoo, Bing entre outros, na hora que os consumidores procuram por produtos e serviços que sua empresa oferece. No Brasil essas técnicas também são conhecidas como Otimização de Site.
Às vezes, SEO é simplesmente uma questão de ter certeza que seu site está estruturado de uma forma que os motores de busca possam o entender.
Os buscadores (Google), para decidirem qual site aparece quando alguém pesquisa por algum assunto, fazem uma leitura dos sites e mostram aqueles que são mais relevantes primeiro . Cabe ao profissional de Otimização, fazer com que seu site seja tão relevante, que ele apareça na primeira página.
Veja o Exemplo: Vamos supor que sua empresa é um Hotel. Então quando alguém procurar por um Hotel na sua cidade você quer que seu site apareça. Mas a primeira página do Google tem apenas 9 ou 10 links. Se existem 20 hoteis na cidade, o Google vai ter que decidir quem é mais relevante e vai rankear os sites de acordo com seus critérios. É ai que entre a eficiência dos profissionais de SEO.
CRITÉRIOS USADOS PELOS BUSCADORES PARA RANKEAR OS SITES
São muitos, e eles não divulgam ao certo exatamente quais afetam mais ou menos o rankeamento. Alguns exemplos de critérios são:
- o conteúdo do site (texto, imagens, videos);
- links internos;
- idade do domínio;
- quantidade e qualidade de links apontando para o site;
- relevância nas redes sociais;
- velocidade carregamento das páginas;
- se o site é responsivo (se adapta ao tablet e celular);
- quantidade de visitas e tempo de permanência do visitante no site;
- entre outros vários critérios.
Veja que os critérios são internos e externos ao site. Então, a construção de um website de qualidade já pensando em SEO é fundamental para seu sucesso futuro.
EM QUANTO TEMPO O SEO TRAZ RESULTADOS
Não é possível estimar ao certo quando seu site vai aparecer bem nos motores de busca depois da implementação de SEO.
Algumas empresas prometem resultados rápidos e você deve desconfiar delas. Otimização de Sites é um trabalho continuo e de longo prazo. Além disso, dependemos também de fatores imprevisíveis, como, a mudança dos critérios dos buscadores, e a reação da concorrência.
3 a 6 meses é tempo suficiente para que melhoras significativas aconteçam.
COMO LUCRAR COM UM SITE OTIMIZADO PARA SEO
A grande maioria dos acessos dos sites vem do que chamamos tráfego orgânico, que significa espontâneo, não pago, não forçado. É quando uma pessoa está pronta para comprar um produto, ela procura na internet e acha a empresa que vende aquele produto.
Ser encontrado por um cliente é muito mais valioso, barato e eficiente, do que correr atrás dele. É por isso que mais e mais empresas estão investindo em sites de qualidade, otimizados, que trazem aumento de faturamento constante.
Se você tem ou pretende ter um site, informe-se ao máximo sobre as questões aqui levantadas, pode ser a diferença entre investir ou jogar dinheiro fora.
Leonardo de Pádua Rodrigues
Últimos posts por Leonardo de Pádua Rodrigues (exibir todos)
- Pare de Escrever Sobre Sua Empresa no Seu Blog - 20/07/2016
- O que é Inbound Marketing? - 19/07/2016
- Conheça o Marketing de Conteúdo. Atraia, converta e fidelize clientes através dele. - 19/07/2016
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!