Gatilhos Mentais para Criação de Sites

Como Usar Gatilhos Mentais para Conquistar Clientes Através de Seu Site

Uma das chaves para o sucesso de seu negócio é uma compreensão da psicologia e comportamento dos consumidores. Cada decisão que seu cliente toma é composta por muitas emoções conscientes e subconscientes.

Nesse artigo vamos falar sobre como você pode usar os Gatilhos Mentais para criar um site muito mais persuasivo, ajudando a transformar um visitante em Cliente.

Mas primeiro, o que é esse negócio de gatilho mental ?

Gatilhos Mentais são técnicas de persuasão usadas para convencer e influenciar as pessoas. Eles são muito utilizados por profissionais de marketing e publicidade em campanhas de publicitárias e vendas.

Apesar da conotação comercial que os Gatilhos vem tendo, eles podem ser utilizados em qualquer situação da sua vida em que demanda convencimento e influência.

Segue então alguns exemplos de gatilhos mentais e como você pode usá-los no seu site para atrair mais clientes, vender, e ganhar mais dinheiro:

1- Gatilho Mental da Autoridade

As pessoas estão mais propensas a tomar algum tipo de decisão baseadas em conselhos de quem elas consideram especialista, experts, autoridade no assunto. Assim, para ter mais credibilidade e influenciar de forma eficiente seus consumidores, você (ou sua empresa) deve se colocar em uma posição de Autoridade.

Como fazer isso? Demonstrando conhecimento diferenciado.

Através de conteúdo relevante sobre os problemas e soluções enfrentados pelas pessoas, você expõe seus conhecimentos, se faz conhecido pelos seus potenciais clientes e se torna uma pessoa(ou empresa) referência no assunto.

Por que seu site é o lugar perfeito tornar uma Autoridade do seu ramo de negócios?

Nele você pode usar qualquer tipo de meio de comunicação para impactar seus visitantes, seja texto, vídeo, áudio, imagens, fotos, slides, ebooks, cursos, material para download, enfim, todo tipo de interação.

2- Gatilho Mental da Prova Social

As pessoas tendem a achar que o que foi bom pra outras pessoas também é bom pra elas. É ai que entra o poderoso gatilho da prova social.

Imagine a cena: você vai em uma movimentada rua de uma cidade vê duas pastelarias. Uma tem até fila, a outra tem apenas uma pessoa lanchando. Qual pastel você tende a achar que é mais gostoso? Qual te desperta mais desejo de comer?

Comerciais na TV e no rádio sempre falam que o produto tal “é o mais vendido do mercado” ou “o que mais cresce em vendas” ou ainda, “mais de um milhão de clientes satisfeitos” e por ai vai.

As formas mais comuns e eficientes de usar o Gatilho da Prova Social em um site, é através de depoimentos de clientes satisfeitos, logomarca de empresas conhecidas, redes sociais com muitos fãs, citações em órgãos da imprensa, entre outros.

3- Gatilho Mental da Escassez

Este gatilho nos diz que as pessoas são mais propensas a desejarem algo que é escasso, disponível apenas para um tempo limitado ou se ele está em falta. Escassez realmente faz coisas parecerem mais valiosas. Não raramente vemos anúncios dizendo “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “promoção até durarem os estoques” entre outros.

4- Gatilho Mental da Reciprocidade

A Reciprocidade nos diz que se nós recebemos um grande favor de alguém, vamos querer, ou nos sentir na obrigação de retorná-lo. Se alguém lhe dá um presente, te convida para uma festa ou te faz algo de bom, você fará o mesmo em alguma data futura.

Pense em algo de baixo custo que você pode fazer pelo seu potencial cliente. Algo que ele valoriza e deseja. Divulgue isso no seu site e nas suas redes sociais. Doe isso a ele e naturalmente ele se sentirá compelido a comprar de sua empresa.

Cursos online, ebooks, consultoria ou avaliação grátis, são comumente usados na internet para construção do Gatilho da Reciprocidade na mente dos consumidores. Pense no seu.

5- Gatilho Mental da Segurança

Em toda transação comercial existem riscos. Risco da mercadoria não ser entregue, risco de o cliente não gostar, risco de não ser entregue no prazo, entre outros. O gatilho da segurança diz você deve minimizar ao máximo o risco do cliente.

Mas como fazer isso? Você deve oferecer garantias, possibilidade de devolução com dinheiro de volta, pagamento apenas depois de receber ou qualquer detalhe que faça o comprador se sentir mais seguro. O sentimento de segurança é muito importante para alguns compradores. Faça com que seu cliente se sinta seguro.

No seu site, divulgue seu endereço físico, telefone fixo, foto da fachada da empresa, selos de certificações conquistadas por instituições conhecidas, fale da sua política de devolução e qualquer outra informação que garanta segurança e satisfação garantida.

 

Como você pode ver, é possível usar todas essas técnicas poderosas de persuasão no seu site.

Se você já tem um site ou está planejando criar um, utilize os gatilhos mentais para persuadir e influenciar seu potencial cliente a comprar de você e não do concorrente.

Atenção! Use os Gatilhos Mentais de forma verdadeira. Se seu cliente perceber que existe alguma mentira e manipulação na implantação dos gatilhos eles irão funcionar de forma contrária, destruindo sua reputação no mercado. Não invente depoimentos, não finja conhecer sobre um assunto, não divulgue falsa escassez.

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Obrigado pela leitura e volte sempre.

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Leonardo de Pádua Rodrigues

Leonardo de Pádua Rodrigues

Web Designer e Fotógrafo em SiteNegócio
Ajuda Empreendedores a conquistarem mais clientes através de seus sites. Formação em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Eterno estudioso em Marketing e Persuasão.
Leonardo de Pádua Rodrigues
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