6 Caracteristicas Que o-Conteudo-de-seu Site Deve Ter para Conquistar Clientes

6 Características Que o Conteúdo de seu Site Deve Ter para Conquistar Clientes

Quando se fala em criação de site, a maioria das pessoas pensam em como vai ficar o layout.  O conteúdo, por sua vez, é negligenciado e sua importância subestimada. Independente do quanto legal e bonito seu site ficar, o que converte um visitante em cliente é o seu conteúdo, sua oferta, seu poder de convencimento.

Neste artigo eu listo seis características extremamente importantes para que seu site seja de verdade, um conquistador de clientes.

1 – Apresentar Claramente o Que Você Faz

Apesar de parecer algo básico e trivial, muitos sites falham feio em dizer exatamente o que a empresa faz. Isso é algo que deve ficar bem claro a partir do momento que seu cliente abre o site.

Quando alguém chega no seu site, é como se ele estivesse com um pé dentro do site e o outro no Google. Se ele fica confuso e não identifica rapidamente como aquela empresa pode ajudá-lo no que está procurando, ele volta pro Google e abre o próximo site. Provavelmente do seu concorrente. Pronto, potencial cliente perdido, talvez pra sempre!

Muitas vezes, identificar o que você faz não é o suficiente, depende da sua segmentação. Se você tem uma empresa de refeições, ela atende apenas empresas e atua somente na zona sul da cidade que você mora, então essas informações adicionais também devem ficar bem visíveis, desde o primeiro momento que se abre o seu site.

2 – Identificar Seu Diferencial

Identificar seu diferencial é fundamental para o fechamento de vendas. Por que comprar de você e não do concorrente? Seu site pode te ajudar nisto em vários aspectos, mas primeiro você deve saber quais as características e benefícios dos seus produtos seus cliente mais valorizam.

Não adianta ser diferenciado naquilo que não tem valor para as pessoas.

Construa uma Proposição Única de Valor que vá de encontro aos interesses e desejos de seu cliente. Divulgue-a não só no seu site, mas em todas as formas de publicidade onde sua empresa estiver presente.

3 – Informar e Educar os Clientes

Muitas pessoas irão acessar seu site não para comprar, mas para pesquisar. É quando alguém ainda não sabe o que quer e precisa. Ela sabe que tem um problema, mas não sabe a solução.

Nesse caso, seu site pode preencher esse vazio que está dentro da pessoa. Aqui você tem a grande oportunidade de mostrar para seu cliente que você conhece seus problemas, entende suas dores, e tem a solução ideal.

Identifique as principais dúvidas, ansiedades e dores do seus clientes. Crie um conteúdo para seu site para ajudá-los a fazer a escolha certa e você verá que será bem mais fácil vender pra eles.

4 – Combater Objeções

Todo cliente terá objeções antes de comprar de você. Cabe a sua empresa identificar quais são a principais e se antecipar combatendo-as com o conteúdo do seu site. Algumas objeções comuns são: preço, marca desconhecida, valor de frete, medo da mudança, resistência dos funcionários ou sócios, entre outras.

Você sabe quais as objeções dos seus clientes? Já tem na ponta da língua como se esquivar de cada uma delas? Crie o conteúdo apropriado, coloque no seu site e veja as vendas aumentarem.

5 – Persuadir e Conquistar

De que adianta você apresentar o que faz, identificar seu diferencial, informar e educar os clientes e combater as objeções, se você não conseguir convencer que seu produto ou serviço é o ideal para o cliente?

Cada uma das etapas acima devem ter uma pitada de persuasão.

A maioria das vendas são feitas por emoção e justificadas pela razão. Você pode usar vários Gatilhos Mentais, por exemplo, para buscar as emoções necessárias para conquistar se o cliente. Sem esquecer é claro, de oferecer fartos argumentos práticos pra satisfazer a área do cérebro que precisa de razões lógicas.

6 – Atingir Seu Objetivo

Ok, você fez tudo acima certinho, inclusive convenceu o cliente que sua empresa é a ideal pra ele. Mas o objetivo foi alcançado? Aliás, qual o objetivo do seu site? É fazer o cliente preencher um formulário de orçamento? É fazer ele ligar pra sua empresa? Mandar um email?

Eu sei que no fim das contas você quer vender mais, mas site não vende, ele facilita a venda. Seu site é um meio poderoso de aproximação entre seu potencial consumidor e sua empresa. É ai que vem as técnicas de conversão. Tanto o texto como o layout do site deve facilitar e influenciar a conversão.

Conversão é quando o cliente faz aquilo que você quer que ele faça. Sites com Marketing e Persuasão tem altas taxas de conversão, isto é, se o objetivo do site é fazer o visitante ir até seu estabelecimento, toda vez que isso acontecer, seu site converteu.

Em Resumo

Antes do desenvolvimento de seu site, faça um planejamento minucioso de seu conteúdo. Só assim seu site será um sucesso.

Use as dicas deste artigo para conversar com sua agência de criação de website. Garanta que sua página na internet tenha as 6 características de um site conquistador de clientes.

  1. Apresentar Claramente o Que Você Faz
  2. Identificar Seu Diferencial
  3. Informar e Educar os Clientes
  4. Combater Objeções
  5. Persuadir e Conquistar
  6. Atingir Seu Objetivo

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Leonardo de Pádua Rodrigues

Leonardo de Pádua Rodrigues

Web Designer e Fotógrafo em SiteNegócio
Ajuda Empreendedores a conquistarem mais clientes através de seus sites. Formação em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Eterno estudioso em Marketing e Persuasão.
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