Credibilidade - Marketing - Criação de Sites

Como Fazer as Pessoas Acreditarem no Que Está Escrito no Seu Site

Os seres humanos são desconfiados de natureza, eles não confiam em pessoas facilmente, muito menos em empresas. E não é por menos. O tempo todo nós vemos na televisão e na internet pessoas reclamando que foram enganadas. O PROCON e sites como o Reclame Aqui estão lotados de reclamações de clientes insatisfeitos e furiosos.

Isso gera uma barreira a mais na hora de convencer as pessoas com relação a qualidade de seus produtos ou serviços. Todos desconfiam de tudo que você fala, escreve e promete.

Para amenizar  esse problema, eu reuni nesse artigo algumas dicas para você fazer seus clientes acreditarem no que você promete no seu site.  São elas:

Seja Preciso e Específico

Informações genéricas são percebidas como menos confiáveis que as específicas.

Se você escreve que já atendeu mais de mil clientes, pode parecer um chute. Mas se você disser que já atendeu 1.267 clientes até o mês de Março de 2016, a sensação é de que foi feito uma pesquisa antes de divulgar tais números.

Outro exemplo: Muitas empresas escrevem em seus site que seus funcionários são bem treinados, já virou até um clichê, fica parecendo conversa fiada. Mas se você publicar que seus funcionários da área de produção são treinados de três em três meses, por no mínimo 12h, pela instituição SENAC, fica muito mais fácil de acreditar.

Diga Para O Cliente Não Comprar

Parece loucura, mas dizer para o cliente não comprar pode conquistá-lo.

Você pode dizer o seguinte: Vou ser sincero com você, se o seu problema é esse, ou esse ou esse, não compre meu produto, ele não é o ideal para você. Dessa forma, você demonstra honestidade e ainda evita futuros problemas com clientes insatisfeitos com seu produto.

Agora, com essa técnica você poderá perder algumas vendas, mas irá conquistar muitas outras e ainda conquistar clientes féis.

Mostre o Resultado de Outros Clientes Como Ele

Se você fez seu dever de casa no Marketing, então você tem mapeado exatamente qual é o seu cliente típico. Aquele que tem algumas características comuns e que sempre compram de sua empresa. Então entre em contato com alguns desses clientes e peça-os para mostrar e falar sobre os benefícios que seus produtos ou serviços fizeram a ele.

É fácil acreditar que um produto será bom pra mim, se ele já foi bom pra alguém como eu. Simples assim.

Obs.: O formato de mídia mais impactante para esse tipo de depoimento é o vídeo, mas se não for possível, fotos e textos já ajudam.

Dê Garantias Corajosas

Se você conhece bem seu produto ou serviço, sabe que ele é bom e seu cliente vai gostar, dê a ele garantias que a concorrência não daria. Uma das maiores objeções na vendas é a segurança. O consumidor pensa: será que vai mesmo resolver meu problema? será que não quebra fácil? será que vou jogar dinheiro fora?

Trabalhe com satisfação garantida: Se levar e não gostar, pode devolver em até 30 dias. Se quebrar em seis meses, eu te devolvo o dinheiro em dobro, entre outras que você pode criar.

Transfira para você os riscos da transação. É verdade que alguns clientes vão devolver, mas você irá vender muito mais retirando mais esse obstáculo para o fechamento da venda. Faça o teste.

Aqui na SiteNegócio, o cliente só paga depois do site estar pronto e aprovado.

Algumas Vantagens de Usar as Dicas Acima

  1. Fechar vendas com maior facilidade e rapidez;
  2. Conquista de clientes fiéis (quem não gosta de ser cliente de uma empresa confiável);
  3. Mais indicação de clientes para amigos e familiares;
  4. Melhor precificação (pessoas estão dispostas a pagar a mais para fazer negócios mais seguros);
  5. Maior conversão (porcentagem de visitantes do site que se tornam cliente);
  6. Economia em publicidade (você precisará de menos visitantes para fechar mais vendas).

Resumo da Ópera

Existem várias formas e técnicas de Marketing e Persuasão para serem implementadas no seu site para fazer com que seus potencias clientes acreditem na sua comunicação. Aqui nesse artigo nós citamos as seguintes:

  • Seja Preciso e Específico
  • Diga Para O Cliente Não Comprar
  • Mostre o Resultado de Outros Clientes Como Ele
  • Dê Garantias Corajosas

Conhece alguma técnica que não citamos aqui? Comente abaixo.

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Leonardo de Pádua Rodrigues

Leonardo de Pádua Rodrigues

Web Designer e Fotógrafo em SiteNegócio
Ajuda Empreendedores a conquistarem mais clientes através de seus sites. Formação em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Eterno estudioso em Marketing e Persuasão.
Leonardo de Pádua Rodrigues
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